Alfredo Chaves: imigração e povoamento, 1886-1888 do Fundo Imigração, Terras e Colonização pertencente ao Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. É uma obra indispensável para estudar o povoamento de colônias italianas além do Rio das Antas uma vez que possibilita uma análise demográfica da região, desde o estabelecimento da colônia até os dias atuais.
Nessa segunda edição, mantemos a mesma ordem dos registros da primeira que foram indexados por ordem alfabética, porém, fizemos algumas mudanças na estrutura do livro: corrigimos alguns nomes, sobrenomes, datas, padronizamos todos os verbetes, criamos nomenclaturas e abreviaturas para várias palavras, bem como marcamos e fizemos o índice onomástico em toda a obra para facilitar e ajudaro pesquisador na busca das informações.
No que se refere ao registro de imigrantes, lembramos que os verbetes estão organizados da seguinte maneira: nome, idade, estado civil, religião, data da chegada, data do estabelecimento, profissão, linhas e lotes onde se estabeleceram, nacionalidade, procedência e um campo reservado para eventual observação, mas nem sempre esses espaços estavam preenchidos. Esse banco de dados contém informações referentes a 4.619 imigrantes, com predominância católica, e registros de apenas 6 protestantes. A grande maioria eram agricultores e lavradores, existindo ainda: alfaiate, artista, carpinteiro, industrial, jornaleiro, marítimo, mineiro, negociante, pedreiro e sapateiro.
Ano: 2019
Edição: 2ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 88
Papel: Ofício