Nesta obra estão reunidos ensaios no terreno das ideias que permitem a reflexão sobre temas fundamentais de nossa história, abordados com indiscutível originalidade. As questões pontuais não buscam criar polêmicas, apenas criar um diálogo com o pensamento português e brasileiro, sem preocupações com metodologias, mas tendo a seriedade da pesquisa como meta. O primeiro capítulo aborda os descobrimentos portugueses, norteados por alta tecnologia náutica, aliando a ciência à religião em busca da criação de um vasto império, que tinha que ser cristão para ser reconhecido pelo Papa, árbitro de todos os reis.
O segundo e o terceiro capítulos tratam das atuações do padre Manoel da Nóbrega e do Padre Antônio Vieira que reproduzem em suas relações no novo mundo o inconsciente coletivo social dos europeus. A vida da corte portuguesa para o Brasil não é apenas uma transmigração europeia, mas o momento singular de transformações que culminarão com nossa independência. Em sequência, o estudo sobre as tentativas de Carlota Joaquina de dominar a política das antigas colônias da Espanha dominada pelas tropas de Napoleão, mostra uma mulher que domina o espírito público de seu tempo, longe da caricatura de uma mulher dominada unicamente pela sexualidade. Ao amor vivido entre Dom Pedro I e Domitília de Castro é dada uma nova dimensão que transcende a simples aparência de uma aventura amorosa, para se transformar num grande amor. Dom Pedro II é comumente apresentado como um homem circunspeto, lendo ou estudando, um verdadeiro intelectual.
No entanto, seus contemporâneos tinham outra visão que é expressa através de caricaturas nem sempre lisonjeiras de sua política e vida pessoal. No penúltimo capítulo há um minucioso estudo sobre a legislação brasileira na transição entre o trabalho livre e escravo, tema pouco abordado em nossa historiografia. Por fim, é analisada na sua linha geral, a problemática da modernidade, modernização e consumo no plano público e privado.
Ano: 2006
Edição: 1ª
Editora: Ediplat
Idioma: Português
Páginas: 144
Papel: Ofício