A obra Canção dos Imigrantes se constitui da tese de mestrado da autora em História da Cultura pela PUCRS e enfoca a temática das canções sem se deter no seu valor artístico-cultural, procurando estabelecer a abrangência e o significado axiológico que o canto assumiu nas colônias de formação germânica. A autora se propôs a investigar até que ponto a canção deu uma resposta circunstancial às necessidades do imigrante no seu novo meio geo sócio-cultural; até que ponto contribuiu para estabelecer equilíbrio entre valores tradicionais europeus e elementos novos existentes na nova pátria; as sociedades de Canto fundadas pelos pioneiros e cultuadas pelos pósteros, aproveitando a índole germânica de apreço ao canto, colaboraram efetivamente para equacionar o problema de uma nova imagem cultural; de que forma? Pela canção em si, pelas imposições estatutárias da Sociedade?
Pelo cultivo de valores não expressos documentalmente, mas aceitos e validados no quadro social da sociedade? Para responder a este questionamento a autora elegeu para campo de pesquisa, a Sociedade de Leitura e Canto Jovialidade de Alto Sampaio, em Venâncio Aires – RS por ser a mais antiga do município (fundada em 1892, 15 anos após a criação da colônia onde se insere) e por ter sofrido isolamento geo cultural, o que concorreu para manter com relativa pureza usos e costumes legados pelos ancestrais imigrados há um século.