O autor desta obra conviveu com o Cardeal Dom Vicente Scherer durante dois anos, morando na mesma casa e vivendo sob o mesmo teto e comendo à mesma mesa no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. Nos anos subsequentes, Dom Vicente convidava-o para acompanhá-lo nas prolongadas visitas pastorais percorrendo o interior da dilatada Arquidiocese.
E por fim tornou a conviver durante os últimos quinze anos de sua valiosa vida, de 1981 – 1996, quando, ao entregar o comando do episcopado a Dom Cláudio Colling, passou a morar numa pequena casa cedida pelas Irmãs da Divina Providência, nos fundos do Hospital do mesmo nome. O autor atendia-o em confissão, levava-o a rever a terra natal, a visitar os parentes. Esse dilatado convívio fez com que o autor o conhecesse melhor, então relatou nesta obra o resultado dessa abençoada convivência.
Este livro constará de quarte partes, sendo que a primeira contém a transcrição da breve biografia que Dom Vicente escreveu sobre si mesmo, a segunda apresentará alguns acréscimos a esta autobiografia, a terceira, alguns documentos e a última as comemorações do primeiro centenário de seu nascimento.
Ano: 2008
Edição: 1ª
Idioma: Português
Páginas: 96
Papel: Ofício