A 25 de agosto de 2003, comemorou-se o bicentenário de nascimento do insigne Patrono do Exército Brasileiro e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, o Marechal de Exército Luiz Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias. Aos 200 anos de seu nascimento, o Exército, as Forças Armadas, a Nação, os militares, o povo brasileiro, jovens e idosos em especial devem reverência e gratidão a este grande vulto da História, mercê da obra incomparável que realizou em benefício da Pátria e dos brasileiros.
O excelso patriota Luiz Alves procedia de nobre ascendência portuguesa, das famílias mais antigas, quais sejam, os Silva, os Fonseca, os Lima, os Brandão, os Soromenho e os Silveira. Seu pai era o Marechal de Campo Francisco de Lima e Silva, que foi Regente e depois Senador do Império, juntamente com o seu filho Luiz, também Senador. Pai e filho senadores por um período de oito anos. O pai, pela Província do Rio de Janeiro e o filho pela Província do RS, da qual foi Presidente em duas oportunidades, a primeira no final da Revolução Farroupilha, a qual pacificou, e a segunda durante a Guerra contra Oribe e Rosas em 1851-52.
Enfim, um cidadão que colocou a Pátria acima de tudo, sem descurar de seus princípios e valores, principalmente os familiares. Sua vida projeta-se também fora do âmbito militar, pois se destacou como estadista ao presidir como Senador o Conselho de Ministros do Império em três oportunidades cumulativamente como Ministro da Guerra. Uma vida de 76 anos e oito meses dedicados à Pátria, ao Exército e à família.
Ano: 2003
Edição: 1ª
Idioma: Português
Páginas: 376
Papel: Ofício