As ações de conservação devem ser sempre precedidas pelo conhecimento e pelo diagnóstico dos objetos, como atitudes indispensáveis para definir soluções específicas. E devem incluir monitoramento que possibilite avaliar o comportamento dos procedimentos adotados.
Esta publicação apresenta um conjunto de orientações básicas definidas com objetivo de difundir os cuidados que devem ser adotados nas ações cotidianas de limpeza de monumentos localizados em espaços abertos, contribuindo, principalmente, para as atividades desenvolvidas pelo DMLU e SMAM da Prefeitura d Porto Alegre. Foi estruturada a partir de pesquisa elaborada pela restauradora Verônica di Benedetti, por solicitação da Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura e recebeu contribuições específicas de outros profissionais.
As intervenções que extrapolem às definidas nesta publicação deverão, necessariamente, ser conduzidas por profissionais da área da restauração de bens culturais de acordo com as pecularidades e a situação de cada monumento.
Ano: 2012
Edição: 1ª
Editoras: Letraevida e Editora da Cidade
Idioma: Português
Páginas: 56
Papel: Ofício