O amanhecer do novo milênio vai deixando para trás uma civilização patriarcal, violenta, opressora, excludente e depredadora, e anuncia a aurora da Civilização do Amor. As conquistas das ciências não conseguiram satisfazer o desejo mais profundo do coração humano. Somos homens e mulheres, iguais, diferentes e recíprocos para suscitar o amor e nele vivermos em liberdade e comunhão. Mas onde se aprende amar? Quem ensina a arte do Espírito que faz brotar o amor de um encontro humano, a imagem e semelhança de Deus?
Esta obra é uma manifestação da indignação diante dos fracassos da maioria das relações, que geram tantas decepções e sofrimentos, e a intuição do caminho para realizar a vocação fundamental ao amor de toda pessoa humana. Como amar? Por que Deus fez o ser humano sempre e somente como homem e mulher? O projeto de Deus, confirmado por Jesus e ensaiado por Francisco e Clara de Assis, é experimentado em nós como desejo de amar. Essa é uma intuição original de como se relacionam e como interagem os recursos, as dinâmicas e as mediações do amor: corpo, sexo, Eros, masculino, feminino, afetividade, amizade, alteridade, reciprocidade, conjugalidade, espontaneidade, celibato e amor.
Atendendo ao apelo do Papa João Paulo II, “É urgente a necessidade de cada cristão viver e anunciar a mensagem de esperança contida na relação entre o homem e a mulher”. Desejo de Amar é um guia prático que traça o caminho da aventura sem retorno no maior mistério do mundo: o amor.