O autor estava sendo afetado pelo problema da perda de cabelos, por isso dedicou-se com esmero à investigação de tudo que ocorre, universalmente e chegou à conclusão de que existe, em relação à alopecia, um condicionamento teórico/acadêmico que precisa ser mudado, cabendo, por outro lado, uma campanha de esclarecimento geral, visando evitar a constante exploração econômica das pessoas calvas, predispostas à calvície ou preocupadas com a perda de suas preciosas pilosidades.
O objetivo é mudar o rumo das pesquisas médico/cientificas mal direcionadas e proporciona esclarecimentos ao público em geral, no sentido de evitar vultosas despesas inúteis com placebos e até com procedimentos conducentes a certas mutilações iatrogênicas. E também ajudar as pessoas a tomarem decisões quanto a interferir ou assumir seus atuais problemas com os cabelos, ressaltando os reais progressos disponíveis em cirurgias de transplantes preenchendo a lacuna de informações relativas às técnicas eficientes que já são praticadas em certos casos.
O leitor que desejar e estiver interessado em saber os porquês da incidência ou da não incidência de calvície comum entre homens e mulheres, bem como entre homens calvos e não calvos, encontrará, neste trabalho, respostas axiomáticas/irrefutáveis, cientificamente embasadas e capazes de desfazer quaisquer suposições encontradiças no material didático curricular dos compêndios ortodoxos. O autor coloca à disposição de todo público interessado as lições de decênios de estudos, observações e experiências sofridas na carne e no bolso.