Esta obra tem por objetivo enfocar diversas perspectivas a questão sobre o modo como aspectos e princípios éticos podem revestir-se de valor para a economia moderna. Nas últimas décadas, crises de âmbito mundial, como fome e miséria, migração da pobreza e superpopulação, destruição ininterrupta do meio ambiente e guerras, despertaram a exigência de uma responsabilidade mais ética. De uma moral mais elevada, por parte daqueles de quem dependem decisões, máxime na economia, muitos homens esperam uma reorientação desses ameaçadores desenvolvimentos e uma realização de “justiça, paz e conservação da natureza”.
Sobre esse pano de fundo foi projetado o presente dicionário. A referida obra apresenta os assuntos em forma de dicionário, porquanto assim se explicam e se apresentam, em determinados verbetes, questões fundamentais intimamente conectadas e problemas interdisciplinares concretos, em suas diferentes orientações.
Cerca de duzentos artigos compõem este dicionário, autoras e autores foram solicitados a que dessem informes sobre as relações e os aspectos argumentativos mais importantes e a que sempre destacassem os itens nos quais, nas condições da atual economia, são ou, respectivamente podem tornar-se relevantes aspectos éticos.