Este livro reúne trabalhos de autores-participantes do “Seminário de Psinálise e Educação” em 2006, ministrado no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRGS. O trabalho conjunto, o exercício constante do diálogo cruzado de palavras, os silêncios, os afetos, as identificações e as estimas que fundamentam uma relação, colocam à disposição do leitor as afinidades intelectuais e a paixão comum pela Educação e pela Psicanálise, situadas num lugar de espelhamento, de onde resultaram as reflexões que estão nesta obra. É no contexto como palavras dirigidas, intencionadas, endereçadas, depositadas propositalmente, pretensamente, neste lugar obscuro, oco, escavado em cada um de nós, sujeitos do inconsciente, com propósito de fazer algum efeito, provocar deslocamentos.
A fenda que se cava entre o escritor e o leitor é lugar de reverberação. Para isso se escreve e por isso se lê: para deixar fluir o que se pendura em cada uma das pontas do processo escrita/leitura. Mito e Educação se desafiam, e neste desafio se interpenetram e se complementam apesar das fronteiras tão inconclusivas como destes dois campos. Será que são dois mesmo? Ou muitos campos se intrapondo, se modificando, recíproca e permanentemente?
Ano: 2009
Edição: 1ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 158
Papel: Ofício