Esta obra se destina a levantar alguns pressupostos teóricos pertinentes à Educação Física um sentido lato. Isto significa dizer que o desporto, a dança, a ginástica e os jogos se constituem suas vertentes. Cada uma destas vertentes apresenta um arcabouço teórico-prático com suas especificidades que necessitam ser analisadas, não apenas de um ponto de vista pedagógico, mas dentro de um enfoque antropológico, para que se possa dimensionar os valores intrínsecos e extrínsecos das atividades físicas. As atividades físicas, quer sejam elas desportivas ou gímnicas, têm sua gênese no movimento humano que, em última análise, simboliza a maneira com que os povos utilizam-se de seus corpos.
Os gestos desportivos evoluem hoje em dia a sua técnica de busca da performance e na padronização universal, estilizados pela influência dos meios de comunicação de massa, onde a televisão desempenha um papel relevante. No momento em que a Educação Física for analisada como técnicas corporais, que por sua vez, representam a forma com que os povos utilizam-se de seus corpos, passaremos a dar um salto de qualidade na visão pedagógica desta prática se utilizarmos uma leitura antropológica. O ensino desta prática será norteado de forma que mais importante que responder a um padrão estilizado em função de uma norma, será a interpretação do sentido do fazer como a possibilidade de desenvolvimento do individuo como um todo.
Esta obra também se destina analisar uma proposta político-pedagógica para uma prática da Educação Física, mas não como algo acabado e pronto e sim como algumas diretrizes que viabilizem pontos de reflexão para formulação de uma política para a Educação Física e o Desporto.