Esta obra se coloca na esteira das obras que visam ampliar e redimensionar a compreensão da educação física como uma ação pedagógica. Não se trata de mais um manual com receitas e fórmulas mágicas de exercícios físicos, mas, apenas, de um conjunto de textos provocadores da reflexão e da consciência crítica, sem objetivos sectários ou dirigistas. Não se trata também, de dar soluções, de definir a verdadeira realidade ou de estabelecer a verdadeira consciência.
Não pretende, ainda, transformar-se no habitual discurso denunciante de situações ingênuas ou alienadoras. O que se busca aqui, com toda convicção, é mostrar que uma nova proposta acontece a partir de outra ordem de valores. Por isto, este livro quer ser um desafio ao leitor para levá-lo ao comprometimento com a educação física, enquanto ação pedagógica compromissada com a pessoa humana, com a escola e com a sociedade.
O leitor vai descobrindo que esses outros caminhos, capazes de dar uma outra fisionomia à educação física, não estão abertos e prontos; eles precisam ser construídos pela revisão dos conceitos de corpo, pela reavaliação da riqueza expressiva do movimento, pela restauração dos princípios da sensibilidade e pela recuperação da criatividade lúdica.