As propostas de trabalho apresentadas nesta obra foram elaboradas pelos professores que participaram do curso de educação de jovens e adultos em Santo Antônio da Patrulha, que visam enfatizar a reflexão sobre a prática. Mais que isso, contribui para a construção de um campo de conhecimento teórico acerca das práticas docentes junto a jovens e adultos e suas relações interdisciplinares, auxiliando na construção/reconstrução da prática do profissional de ensino, criando redes de intercâmbio de ideias e iniciativas e estimulando professores e equipes de pesquisa a difundir seus estudos e experiências, fomentando uma atitude investigadora sobre a prática educativa.
Os programas de formação continuada oferecidos pelo Núcleo de Integração Universidade & Escola, além de possibilitar que a Universidade possa repensar os currículos da formação inicial, encaminham-se para a dimensão de pesquisa-ação, possibilitando a investigação de temas e problemas na construção da competência dos educadores. Nos programas de educação de jovens e adultos, mais do que em outros espaços educativos, é importante que o professor articule a escolarização com os saberes já construídos pelos alunos, evitando repetir o mesmo formato de ensino onde, a priori, já houve um fracasso. A melhoria da escola pública só acontecerá a partir de investimentos sólidos e continuados na formação dos professores e professoras.
Os relatos apresentados neste livro testemunham que a parceria produtiva entre Universidade e Secretaria de Educação oferece um caminho viável para se atingir este nível desejado de qualificação docente, com evidentes reflexos na qualidade do trabalho em sala de aula.
Ano: 2000
Edição: 1ª
Editoras: NIU & E/UFRGS e SMED
Idioma: Português
Páginas: 152
Papel: Ofício