O conteúdo presente nesta obra é dirigido especialmente para professores que lidam com a tarefa de educar crianças e jovens. Os tópicos abordados são: a formação linguística de alunos universitários; as metas do ensino de 1º e 2º graus que são as de levar o aluno ao domínio da leitura, da redação e da ortografia oficial e o papel e a contribuição da família, da escola e da comunidade para que se possa chegar a um ensino realmente produtivo que garanta não apenas o crescimento intelectual, mas, também a sobrevivência social das novas gerações.
A obra reveste-se de significativa importância pela cuidadosa atenção que cada uma das três partes componentes recebeu: na primeira - a crise do ensino – apresenta fatos e depoimentos que documentam o porquê do aluno não atingir um desempenho intelectual satisfatório. Na segunda parte – Leitura e Redação – a difícil, mas necessária arte de pensar é objeto de análise. A autora destaca a prioridade e o espaço que a leitura e a redação devem ocupar no ensino básico.
E na terceira – a gramática do texto, os fundamentos teóricos de uma Linguística transfrasal são delineados de maneira sucinta, por meio de indicações esclarecedoras de como a pesquisa linguística em vários países, vem procurando ensaiar algumas soluções para a crise no ensino da língua materna.
Ano: 1981
Edição: 1ª
Editoras: EST Edições, FAPA e EDUCS
Idioma: Português
Páginas: 126
Papel: Ofício