Obra dividida em cinco capítulos que trata sobre a escatologia que é uma interpretação da história em vista de sua definitividade última e absoluta. No primeiro capítulo mostra que desde o início, há uma tendência no homem e no mundo para o acabamento, para o absoluto e definitivo. A resposta cristã fundamenta-se, antes de tudo, na revelação de Deus na história e, de maneira plena e definitiva, no homem Jesus Cristo.
O segundo mostra que a fé do povo eleito no Antigo Testamento contém implícita uma esperança escatológica, mas uma análise rápida dos textos mostra mais imanentes para transcendentes e apocalípticas, à medida que amadureceu a fé em Deus. No terceiro mostra como o próprio Jesus e os primeiros cristãos se referiam ao futuro. Este é garantido à luz da fé, pois a confiança em Deus garante a fidelidade às suas promessas. No antepenúltimo ocupa-se com aspectos singulares da escatologia cristã.
E no último faz uma reflexão sobre a identidade da Esperança cristã na América Latina tentando superar o paradoxo de que a esperança de poucos deixe de significar desespero para muitos.
Ano: 1980
Edição: 1ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 128
Papel: Ofício