O autor sempre insistiu que o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, dispusesse de uma sala de aula onde os alunos visitantes pudessem receber os elementos que os professores buscavam como complemento de suas aulas, porque na visão dele, andar simplesmente pelo Museu não era o suficiente. O tratamento especial dispensado aos alunos nas visitas organizadas pelos professores começou a cumprir com elevada finalidade, junto à proposta do Museu.
O Museu tinha liberdade em elaborar o assunto abordado, o professor escolhia previamente determinado assunto para ser abordado nas palestras e o professor juntamente com os seus alunos elaboravam um questionário para ser respondido com detalhes. Seguindo este sistema de trabalho o Museu recebeu milhares de alunos visitantes onde recebiam aulas de História, de Geografia, de Zoologia, de Botânica, de Arte e muitas outras, dentro da especificidade de cada um. À medida que as visitas se sucediam, sedimentou-se a ideia de colocar no papel o conteúdo ministrado durante essas palestras aos alunos, com a ideia que poderia ser beneficiadas crianças que moram longe de Museu e não teriam a condição de desfrutar desta mesma oportunidade.
O livro está em bilíngue, português e alemão e faz a integração entre língua e História. Dentre os temas abordados está: o Rio Grande do Sul antes de 1824, chegada dos primeiros alemães, o RS depois de 1824, as colônias alemãs, nomes de alemães e seu significado em português, Natal e Páscoa, Receitas, como se vivia no passado, ensinamentos, orações dentre outros.