O autor oferece aos leitores e em particular os coronel-pilarenses, esta obra que restaura em grande parte a vida e a memória de 130 anos da comunidade de Coronel Pilar. Por meio do verdadeiro inventário histórico apresentado, eles poderão se apropriar de aspectos voltados à economia, política, educação, religião e outros elementos. O autor apresenta a inserção do município em movimentos de âmbito regional, nacional e internacional, deixando claro que sua terra natal importa não só aos que a construíram como também aos municípios aos quais pertenceu.
Explorando documentação primária, o autor foi beber nas fontes, percorreu arquivos com paciente leitura para decifrar quase ilegíveis testemunhos do tempo. Não temeu os desafios, atravessou infindáveis horas para desvendar os caminhos, as ações, os fazeres e a atuação dos que povoaram e edificaram Coronel Pilar, tecendo uma verdadeira rede que embala os rumos de um município que busca desenvolver-se para ser melhor para seus cidadãos. Ele destaca alguns pontos gerais, nos quais estão aglomerados muitos fatos e vivências dos que antecederam.
Num primeiro momento são apresentadas as mudanças havidas em nossa identidade, os habitantes que povoaram esta região, desde os indígenas aos imigrantes italianos e alguns alemães e algumas estatísticas, dando uma visão geral dos 130 anos de história; as políticas e administrações que conduziram o desenvolvimento local, partindo do governo imperiale dos republicanos, bem como das relações com os municípios de Montenegro, Bento Gonçalves e Garibaldi, aos quais pertenceu; das lutas e processos em busca da emancipação e o estado atual, como município.
Ano: 2006
Edição: 1ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 456
Papel: Ofício