O livro Imigração italiana no Rio Grande do Sul tornou-se importante como exemplo de uso de metodologia da Antropologia para estabelecer a configuração do espaço e o sistema de ocupação, de acordo com os recursos próprios tão diferentes do lugar da origem.
Rovílio, em sua pesquisa, buscou dados com imigrantes e com filhos de imigrantes, usando questionários e gravador.
Analisa por que emigraram, qual a situação na Itália dividida por revoltas, guerras e misérias de famílias numerosas, em relação à América e ao Brasil, com baixo índice de ocupação populacional, enfim, o país da cucagna na imaginação dos que vinham em busca da fortuna.
Usando de metodologia e de técnica de pesquisa de depoimentos, de fotografias, de observação e de aplicação de questionário, Rovílio estabelece o sistema alimentar desde aquisição ao preparo e consumo. O trabalho executado pela organização familiar, com momentos de oração e de participação na comunidade religiosa.
Há tempo de lazer, de festas, esportes.
O livro Imigração italiana no Rio Grande do Sul, de Rovílio Costa, possui duas leituras: uma, de manual de técnica de pesquisa oral; outra, de história de vida, de costumes e de tradições em áreas de imigração italiana.
Ano: 2023
Edição: 3ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 136
Papel: Ofício