A obra versa sobre a origem do povo vêneto e sua migração para a Europa, especialmente sua fixação na Itália setentrional. Surge o Reino da Itália que, economicamente atrasado frente aos países do norte europeu, impõe política liberal e aumento desmesurado de impostos agrários. Recrudesce a fome e a miséria, que se alastra nos campos. Após estuda-se a emigração temporária aos países do norte e relevam-se as causas da subsequente emigração transoceânica seja nos fenômenos imigratórios e emigratórios.
Posteriormente é descrito o Brasil no final do século XIX. Surge então, as colônias italianas em meio à selva. Após a decepção no desembarque, seguem-se a viagem até o barracão de imigrantes e ao lote colonial, a instalação da casa provisória, o progressivo desmatamento para implantação das primeiras lavouras. É descrita a vida e as atividades na colônia até 1910, quando os costumes iniciais continuam preservados. Também é acompanhado o dia a dia dos colonos, visualizando a figura da mulher imigrante, o trabalho, a língua, os costumes, as festas familiares e a religiosidade. No contexto socioeconômico é analisada a vida e identidade cultural dos imigrantes e seus descendentes no período de 1910-30 e sua aculturação, na sequência das décadas.
Alguns sobrenomes que são referidos na obra: Abramo, Altegrado, Alvim, Andriollo, Antonelli, Atila, Azevedo, Barca, Barros, Battistel, Bernardi, Benvenutti, Bertani, Bolzan, Bonadeo, Borges de Medeiros, Bortolo, Caccianiga, Calvino, Carra, Colbacchini, Cavour, Colognese, Costa, Costella, Crestani, Crispi, Crosara, Dal Bello, Bal Bó, Dall’Acqua, Dall’Agnol, Dal Verme, De Boni, De Enrico, De Pascoale, De Polli, De Zorzi, Fardin, Farina, Federizzi, Ficagna, Fortini, Franzina, Frosi, Giusti, Grosselli, Iotti, Lorenzoni, Luchese, Luzzato, Luzzatti, Maestri, Maldotti, Manfroi, Martins, Mazzini, Menegotto, Migliacci, Munari, Osmarin, Palladio, Piccolo, Pozenato, Puntel, Radelli, Rodella, Rossato, Rossi, Ruiva, Sartori, Scalabrini, Scarparo, Secondo, Sima, Tabacchi, Tasca, Toniazzo, Trevisan, Ubaldi, Umberto, Verlato, Villa, Vitteleschi, Zambelli, Zamboni, Zeni e outros.
Ano: 2011
Edição: 1ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 272
Papel: Ofício