O tema do presente livro traz uma análise da filosofia do encontro, do diálogo, tema predileto de Buber, quer ser uma homenagem pelo centenário do nascimento do grande pensador da vida dialógica. A intersubjetividade é tema sempre atual e tem enfoque todo particular na filosofia da vida (Lebensphilosophie) de Buber. Especificamente, hoje, quando o homem se encontra numa sociedade, em que a cultura, a política e os valores antropológicos são unidimensionais, as relações intersubjetivas requerem uma atenção particular da sociologia, da psicologia, da educação, da filosofia da linguagem, da antropologia.
A descoberta e o reconhecimento do valor do outro é uma aventura que desafia toda vida do homem. A consciência do homem de ser com o outro no mundo envolve uma nova maneira existencial. A verdade, a fé no humano, a liberdade e a ética têm fundamentação na vida dialógica, no encontro, na relação intersubjetiva, do homem como um todo com o outro, fundamentada na palavra princípio Eu-Tu, segundo Buber. O autor dá um enfoque existencial à filosofia da linguagem. A linguagem introduz o homem na existência. É na linguagem que acontece a atualização do homem.
A linguagem atinge sua plenitude na vida dialógica, sempre envolta pela transcendência. Buber mostra sempre novas alternativas ao homem. O homem já está cansado da vida massificada, do arbítrio e do vazio, por isso quer viver em plenitude sua dimensão de ser social, em autêntica comunidade humana.
Ano: 1979
Edição: 1ª
Editoras: EST Edições e UCS
Idioma: Português
Páginas: 108
Papel: Ofício