Esta obra apresenta toda a história da Congregação, desde o surgimento da vida religiosa até as obras executadas no município de Vacaria – RS passando pelo projeto missionário, pela fundação da Congregação das Irmãs de São José na França e pela chegada das Irmãs de São José ao Rio Grande do Sul. Além do caráter histórico, é uma obra elucidativa que mostra a possibilidade de transformação da ação social em realidade pelo trabalho comunitário, marcado por princípios religiosos e valores humanísticos.
A Congregação de São José de Chambéry se caracteriza pelo seu dinamismo, força espiritual, vida apostólica, atuação contínua, que se manifestou nas suas ações ao longo de sua história. Um dos principais aspectos que marcaram a estrada traçada pela Congregação foi o carisma, a força de compartilhar suas crenças e auxiliar a minimizar o sofrimento humano através da bagagem espiritual. As obras efetivadas pela Congregação em Vacaria contribuíram para o desenvolvimento social do município, principalmente no que diz respeito às obras de cunho social que foram realizadas pelas Irmãs.
Da escola ao hospital, da formação educacional à assistência social, a presença das religiosas se fez destaque pela forma como desenvolveram suas atividades, sempre marcadas pelo sentimento de doação e solidariedade. Cem anos de trabalho, cem anos de vida. Quanto amor, quanta compaixão com o trabalho social, trabalho social, trabalho que nem sempre é valorizado quando trata da pobreza e do sofrimento. Porém, para aqueles que puderam usufruir de seus resultados, como forma de alento e consolo, demonstração de amor e caridade, essa é a marca do carisma dessas irmãs que auxiliaram no desenvolvimento de muitos em causa da comunhão com Deus e de seu compromisso com a Eucaristia.