Obra que ser originou da tese de Mestrado da autora pela PUCRS e se limitou a averiguar a presença de italianos em movimentos operários em Porto Alegre. Para tanto o rastreamento feito, iniciou em 1875 estendendo-se até 1919, ano da última grande greve da República Velha e, portanto um último momento privilegiado para verificar a possível presença de imigrantes italianos entre os militantes operários gaúchos. Buscando respostas fez-se um rastreamento em jornais da época, tentando verificar a significância da presença de italianos em Porto Alegre, confrontando-se os dados obtidos com as informações contidas nos relatórios dos cônsules italianos.
Em arquivos da Santa Casa e em Processos da Vara Comercial do Arquivo Público de Porto Alegre foi possível identificar diversas atividades exercidas por eles diferentes das anunciadas na imprensa. O resultado das investigações permite dar uma resposta ao questionamento levantando e ter contribuído para preencher uma lacuna na historiografia sobre a imigração italiana no RS. Com a finalidade de apurar toda e qualquer informação referente a italianos e trabalho em Porto Alegre, o Arquivo da Santa Casa de Misericórdia e a documentação da Chefatura de Polícia, bem como do Códice C-197 do Arquivo Histórico do RS, que serviu de amostra para o registro da constelação familiar de italianos, entrados em Porto Alegre no período de 1891-1892 mesmo não prestando informações diretas, iluminaram o trabalho e estão relacionados no índice.
Não estranhe o leitor a diversidade de grafia em muitos sobrenomes, tomados de documentação escrita, razão porque não foram alterados. Abbondeo, Acconzi, Accurso, Aita, Arena, Baldo, Barbastefano, Battisti, Bellinaso, Beraldi, Bettiol, Biamonti, Bianchimano, Borgatti, Brusamolin, Calegari, Candela, Caporale, Carnevale, Castrogiovanni, Chiarelotto, Cimmino, Coppola, Coscia, Cosentino, Costi, Culós, D’Agostino, D’Avino, Dario, De Franceschi, De Santis, Dell’Aglio, Devita, Di Fazio, Di Leone, Donadio, Eboli, Fanelli, Fava, Ferrantino, Ferraro, Fichera, Filippetto, Forte, Fortunati, Fusco, Gabrielle, Gerace, Gobbato, Gravina, Imperico, Licata, Lo Prete, Maestri, Mainieri, Mancuso, Marramarco, Masignan, Merlo, Mestriner, Mignone, Mirabelli, Parisi, Perugia, Perugia, Piccolo, Piccolo, Pintaldi, Ponzo,Reina, Rigatto, Rimolo, Sangineto, Sasso, Scapin, Semeraro, Severino, Stefani, Tesi, Toffanello, Vacca, Violini, Vitola, Vitola, Volpato, Zanella, Zani, Zelaschi, Zuccala e outros.
Ano: 1993
Edição: 1ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 180
Papel: Ofício