Este livro não pretende ser uma biografia de Joaquim Francisco de Assis Brasil, embora sejam numerosos os dados biográficos que nele se contém: nem uma história que, partindo do fim do 2° Reinado, chegasse á 2ª República, ainda que nele se encontrem fragmentos da história desse período; destinado a servir de introdução às suas obras, que o Senado inclui na série Ação e Pensamento da República, é mais uma crônica, baseada em seus escritos e em suas palavras, bem como no depoimento de contemporâneos, de modo que o leitor, diante da autenticidade das fontes, possa fazer um juízo quase sem intermediários, a respeito da individualidade do eminente brasileiro.
Não faltam incertezas quanto à sua vida; têm mesmo circulado informações errôneas e versões imaginárias, até quanto à sua biografia; são-lhe atribuídos livros que ele não escreveu. O autor se esforçou em apurar objetivamente os fatos. A narrativa não tem intuito laudatório, antes procurou ser uma notícia, tanto quanto possível isenta de sua personalidade, variada atividade e influente ação pública. O interesse pela figura do ilustre rio-grandense e o papel por ele desempenhado na história do Rio Grande e do País, vinha de longe.
O autor revela que a fidelidade na evocação dos fatos foi a sua preocupação permanente, ainda que quanto à interpretação deles a liberdade de errar seja um direito de quem escreve; o estilo é apropriado ao gênero, desataviado como quando se fala de coisas da terra, antigas que começam a ser deslembradas.
Ano: 2004
Edição: 2ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 342
Papel: Ofício