Nesta obra o autor tem se empenhado firmemente no propósito de resgatar a memória de um dos ícones da cultura veranense, Mansueto Bernardi. O projeto que recebe o título do presente estudo tem por escopo exatamente reviver a produção literária de Mansueto e também a construção da Vila Bernardi, a partir da saga do casal Mansueto e Dona Idalina.
Como informa o autor, o enredo é desenvolvido a partir dos antecedentes históricos de Veranópolis e das lembranças das famílias dos moradores da Rua Astério de Melo. À medida que descortinava naquelas paragens a construção da sede atual, o personagem Tóni, morador da rua, descobria algo que o extasiava, o gosto, o amor do casal Mansueto e Idalina, pela música, pelos livros, representados nos autores italianos consagrados, Dante, São Francisco de Assis e seu Cântico do Irmão Sol e os brasileiros, poeta Alceu Wamosy e Eduardo Guimarães.
O signo do projeto é o plantio de flores, cuja simbologia lembra os versos franciscanos do poeta que consagrava seu amor à natureza, ideia que foi incorporada, depois, por Veranópolis , que passou a utilizar as flores pra a ornamentação da cidade.
Ano: 2010
Edição: 1ª
Editora: EST EDIÇÕES
Idioma: Português
Páginas: 120
Papel: Ofício