A política é a atividade própria dos habitantes da cidade, dos grupos humanos que conseguem realizara objetivos comuns. Grande parte do povo brasileiro vive alheio à política, por considera-la uma atividade que não lhe corresponde. No entanto, vivemos as consequências da ação política. Embora haja diversidade e liberdade na forma de participar, somos responsáveis pelo encaminhamento político do país. Aperfeiçoar, transformar ou recriar as instituições políticas é um desafio que se apresenta a todos.
Mas, o que caracteriza toda a ação política é a ideologia de quem participa. Não há o político militante de esquecer que não pode submeter as conquistas culturais de um povo à visão, fracionária às vezes, do seu partido. Ao partidário cabe entender que sua ação se caracteriza pela competição madura, para a realização de uma filosofia, jamais, porém, esquecendo o objetivo de sua luta, que é a felicidade de todos os cidadãos, salvaguardando lhes a experiência e a história e convocando-as à contribuição pessoal pela participação consciente. Os autores são políticos militantes por ideias.
Tem consciência de que a luta política é uma luta por sua filosofia política abrangente, e não apenas uma luta circunscrita à conquista de postos sociais.