Esta obra chegou ao Brasil em 1982, dez anos após seu aparecimento em língua espanhola. Mas não está velho e nem superado. A vida religiosa não é moda e não troca ao sabor das estações. O estilo varia, mas no fundo será sempre viver mais intensamente o Evangelho, especialmente a caridade, levando a sério Cristo e o seu povo. “A perfeição está na caridade". E como ninguém tem mais amor do que aquele que oferece a vida por Cristo e pelos irmãos, o martírio é considerado pela Igreja o valor supremo, a maior prova de amor.
Este se manifesta de maneira especial também na prática dos conselhos evangélicos: castidade, pobreza e obediência. Ao secular, sacerdote ou leigo, é suficiente praticar com perfeição os conselhos evangélicos em espírito. O religioso deve praticá-los de fato por causa do reino do céu, para um seguimento de Cristo mais imediato e radical”. O presente livro está todo repassado dessa audácia e dessa coragem. A vida religiosa é vista como paradoxal valentia, como violento golpe libertador. É levar tudo às últimas consequências. Se alguém lhe pedir algo sobre vida religiosa, especialmente se for jovem e voluntarioso, não duvide: peça que leia, “Por causa do Reino do Céu” e fique tranquilo.
Um livro, que devassa horizontes e problemas da vida consagrada, com a competência do calejado, no metier e a coragem do carismático. É especial para sacerdotes, religiosos e leigos comprometidos. Não é um livro apenas teórico, visa sempre a práxis, o homem situado, a vida cotidiana em meio aos fazeres de um mundo que absorve, dissipa e materializa.