O conteúdo presente no volume II contém os trabalhos apresentados no Simpósio realizado em Vitória no Espírito Santo em Outubro de 1988. A amplidão da temática, os estudos que sempre mais suscitam interesse, o aprofundamento a que chegaram algumas pesquisas são responsáveis pelo vasto espectro representado por mais de 4 dezenas de textos. A preocupação fundamental destes textos foi de detectar a presença do grupo étnico italiano, descobrir as formas como ele se aculturou em uma nova sociedade e analisar a contribuição que trouxe a esta mesma sociedade.
Os temas abordados: as relações diplomáticas entre o Brasil e a Itália desde 1861; As relações entre Brasil e Itália no período 1918-1939; A emigração italiana através de periódicos (1875- 1899); Fé e italianidade: a atuação dos Escalabrinianos e dos Salesianos junto aos imigrantes; A presença dos italianos no Maranhão; Italianos em Pernambuco; Os italianos na transição da Paraíba. Uma experiência urbana; Italianos na Bahia. Familismo e imigração; A imigração italiana em Minas Gerais (1896- 1915); Imigrantes italianos em São João Del Rei: passeata, polícia e dispersão: 1888-1889; Dilemas do imigrante italiano no Espírito Santo; O imigrante italiano no Espírito Santo: Núcleo Demétrio Ribeiro; Alguns aspectos da cultura dos descendentes dos imigrantes italianos no Estado do Espírito Santo; Capuchinhos italianos entre os índios do Espírito Santo; Entrada e saída de imigrantes italianos em São Paulo em princípios do século XX: análise de dados estatísticos; Abolição e imigração italiana em São Paulo; Nascimento, vida e morte na fazenda.
Alguns aspectos do cotidiano do imigrante italiano e de seus descendentes; Imigrantes italianos no interior de São Paulo: O caso de São Carlos; Primórdios da atividade industrial entre imigrantes italianos em São Carlos; As sociedades de socorros mútuos italianas em São Paulo; O morar em São Paulo no tempo dos italianos; A anágrafe de Nova Palma e os inícios da colônia Silveira Martins; Dimensão social do trabalho e da propriedade do imigrante italiano na ex-colônia; Italianos meridionais em Porto Alegre: estudo para a história social; As companhias de colonização. A reprodução do sistema colonial dentre muitos outros. Já no volume III entende-se como o prosseguimento dos simpósios anteriores. Em todos eles, deu-se ciência do projeto aos pesquisadores do país, e respeitou-se a liberdade de escolha do tema e de tratamento do mesmo por parte dos interessados. Neste volume foi agrupado em seis áreas temáticas. Os italianos antes da grande imigração. A história da imigração italiana, Família e mulher, Saúde e criminalidade, Igreja e Religião, Cultura e identidade.
Em todas elas, a unidade é garantida pelo pano de fundo da grande história de um significativo grupo étnico translado para o Brasil, mas, inegavelmente, o sabor provém-lhes das micros histórias que afloram. Neste contexto, chamam a atenção os inúmeros trabalhos sob os títulos Família e mulher, saúde e criminalidade a espelharem tanto as tendências recentes da historiografia, bem como o redimensionamento de interesses nas pesquisas sobre a imigração no Brasil.
Ano: 1990 e 1996 (dois volumes)
Edição: 1ª
Editoras: EST Edições e Fondazione Giovanni Agnelli
Idioma: Português
Páginas: 1382
Papel: Ofício