Esta obra é fruto do Ciclo de Cinema, História e Educação “A prova dos 9: crises, conflitos e revoluções ao longo da História Contemporânea". Os filmes apresentados foram discutidos por professores de História e convidados especiais, teve como importantes pontos de reflexão os anos finais de cada década representados pelos “9” em questão.
Os filmes abordados foram: 1789 Revolução Francesa (o Rei está nu... Morra o Rei!); 1919 Revolução Espartakista (A Flor da Revolução: Rosa Luxemburgo e o Cinema) e (A Revolução Spartakista sob a ótica da paciente Rosa Luxemburgo de Margarethe Von Trotta); 1929 Crise de 29 (Cinderella Man: entre o indivíduo e a História); 1939 Nazismo e Segunda Guerra Mundial (Os santos de barro são mudos: a omissão católica e o Holocausto); 1949 Revolução Chinesa (Um grande dilema da Revolução Chinesa: a Revolução Cultural na visão de Balzac e a costureirinha chinesa) e (A História no Cinema: uma análise do processo da Revolução Cultural Chinesa a partir do filme Balzac e a costureirinha chinesa); 1959 Revolução Cubana (A História me absolverá: as barbas da Revolução nas barbas do Império).
1969 Corrida Espacial (Trovão na Tera, o caminho para o Céu: 2001 – Uma Odisseia no Espaço: da Guerra Fria à corrida espacial); 1979 Revolução Sandinista (Canções e revoluções na América Latina: a luta sandinista na Nicarágua); 1989 Queda do Muro de Berlim (A vida dos outros e de Todos Nós: a visão cinematográfica da República Democrática Alemã ou o Dia em que o Big Brother se afeiçoou ao Little Brother); 1999 O fim de século que se aproxima (Sob um jogo exasperado); 2019 A projeção do futuro no passado ( Esses momentos não ficarão perdidos no tempo como lágrimas na chuva. Blade Runner: da pré produção ao culto) e (Versões e interpretações de Blade Runner: o caçador de androides).