Obra em dois volumes surgiu na necessidade de se resgatar toda a riqueza cultural legada a cidade de Gramado pelos habitantes naturais da região, pelos negros e pelos colonizadores europeus, e transmití-la não só à comunidade gramadense mas, também aos visitantes. No volume dos os colaboradores, pesquisadores e estudiosos se empenharam e dão uma visão ampla das pessoas que fizeram a história, mostrando o dinamismo das relações entre as diversas etnias que se estabeleceram neste local e os primeiros sinais da vocação turística de Gramado e da Região.
É dentro deste terreno social que os autores vão apontar para os primórdios de nossa atividade comunitária através da edição de textos reveladores do passado e de um significativo acervo fotográfico.
Os assuntos abordados estão: Ocupação e povoamento do RS; Tradicionalismo em Gramado; Emancipação de Gramado; Conhecimento da História do RS; Imigração Alemã Fundamentos; Mapa histórico da evolução de Gramado; A Ferrovia pioneira no RS; Malhas: Três décadas de desenvolvimento; Artesanato Gramadense; A trajetória dos festivais de Cinema, Igreja e Capelas de Gramado; Museu e História; Evolução do Setor Calçadista; Gramado 40 Anos; Gramado e Gramadenses; Reunião de Família; Santa Cristina e Taquara: Uma área polêmica para Santo Antônio e Porto Alegre; O quadrante histórico patrulhense; Municípios originários; O patrimônio Cultural e a Cidadania: como praticar a Lei? I encontro de Arquivos, Museus e Bibliotecas dos Emosap dentre outros.
Ano: 1999 e 2000 (dois volumes)
Edição: 1ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 664
Papel: Ofício