Trata-se do VIII encontro dos Municípios originários de Santo Antônio da Patrulha e revela o passado histórico de Veranópolis, ou seja, a sua identidade. Nesta obra o leitor encontrará os estudos feitos por pesquisadores, comunicadores, historiadores e palestrantes. Eles mostram que cada cidadão que se habilitou um contador de histórias das pessoas e das famílias, proporcionou que essas histórias que eram únicas se transformassem em história de todos e para todos.
Os exemplos de vida transmitidos pelos mais idosos, as lutas, as conquistas, os sonhos nem sempre realizados, mas sempre sonhados, refletem o caráter empreendedor. A pujança, a riqueza, a cultura, o civismo de uma comunidade só terão valorização se forem devidamente partilhados. Por isso os autores dos temas que compõe esta obra trouxeram um sentimento de amor aquecido às origens e um amor à terra de Veranópolis que merece ser acalentada por todos os que sonham.
Os seguintes itens foram abordados: De Alfredo Chaves a Veranópolis: uma história em construção; Filó de fameie: a convivência; Famílias veranenses: trabalho e desenvolvimento; Economia e expansão de Veranópolis; Veranópolis: arte, cultura e lazer; A união veranense: associações, cooperativas e sindicatos; Veranópolis: clubes e serviços; De Alfredo Chaves a Veranópolis: igrejas, religiosos, templos; Educação e comunidade: uma identidade veranense; A imprensa de Veranópolis; O município de Veranópolis: A Lagoa Vermelha de Fidélis; História e Cultura do quadrante patrulhense dentre outros.
Ano: 1998
Edição: 1ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 696
Papel: Ofício