O trinômio: religião, cultura e educação, que constitui o eixo deste livro, fornece um quadro de referência para formular algumas perguntas pelas quais passarão as respostas do âmbito de cada um dos termos e das suas várias interfaces. Usando metáforas, poderíamos dizer que a religião é o amálgama das discussões dos vários textos do livro, a cultura, o chão dessa mesma discussão, e a educação, o campo da ação do qual as reflexões emergem e ao qual elas remetem. É da prática educativa, em especial das escolas, que provêm as perguntas que estão sendo postas e que os autores tomam como seu objeto de ponderação.
Há obviedades que são sempre novas porque os horizontes utópicos nelas contidos se deslocam a cada instante em função dos desafios do cotidiano da vida. O óbvio de que os textos tratam é do respeito à alteridade, da existência de uma sociedade solidária e da possibilidade de uma vida de justiça e de paz. O diálogo deixa então de ser um método ou uma estratégia de ensino para ser um jeito de vivermos juntos. Por isso, ele é tema em vários artigos e quando não é de forma explícita deve ser entendido como pressuposto e como meta. O próprio conjunto de textos é uma ação coletiva no marco de uma busca pelo diálogo inter-religioso.
Os artigos são: O mundo das religiões e religiosidades: alguns números e apontamentos para uma reflexão sobre novos desafios de José Ivo Follmann; Diálogo inter-religioso e educação para a alteridade de Faustino Teixeira; Teorias sobre a religiosidade de Hans-Juergen Fraas; Pedagogias e culturas de Mário L. Peresson; Estágios da fé: um quadro de referência para a prática teológico-educativa de James Fowler; Fé e conflito Teossocial: uma estratégia de transestágio? de James Fowler; Educação e argumentos de transcendência de Danilo Streck; O lugar e o papel das perguntas no processo educativo religioso de Remí Klein; Por uma educação peregrina: um caminho para a alteridade de Cleide Scarlatelli e Um choro na chuva: o lugar dos mitos, ritos e seus símbolos na Escola de José Lima Jr.
Ano: 2006
Edição: 1ª
Editora: Unisinos
Idioma: Português
Páginas: 186
Papel: Ofício