Esta obra aborda sistematicamente uma simples biografia de Tarquinio Zambelli integrada a uma família de escultores, assim como as mudanças decorrentes de uma fragmentação da sociedade na busca de outros objetivos, não apenas artísticos e sociais, mas também com aspectos ligados à guerra, à política e à indústria. O enfoque básico visa à arte, à realização, ao desejo e à concretização dos ideais. A obra tem por objetivo enfocar os reflexos sociais, culturais, históricos e econômicos relativos à vida dos imigrantes italianos, que no século XIX chegaram, disputando a hegemonia e o prestígio entre as principais cidades do RS.
Entre os imigrantes italianos que povoaram as bordas do planalto rio-grandense estava o artífice Tarquinio Zambelli, destacando-se também o artista Pietro Stangherlini, que, por laços matrimoniais de sua filha Adelina Stangherlini com Michelangelo Zambelli, passou a fazer parte do grande laboratório artístico Tarquinio Zambelli e Filhos e posteriormente reuniram-se as artes plásticas e a pintura. Durante mais de três anos a autora armazenou documentos, obras, correspondências, diplomas, fotografias e um elevado numero de outros materiais. Foram gravadas fitas catalogadas por bancos de memórias de parentes, amigos e ex-funcionários que testemunharam relatos com fatos de relevante importância para os que se interessam por assuntos que dizem respeito à arte, guerra, política e à indústria.
A pesquisa consta de um grande número de cartas, documentos escritos em italiano e traduzidos para o português na sua íntegra, assim como de homenagens póstumas representadas por belíssimas poesias que retratam a vida, obras, feitos e alegorias.
Ano: 1986
Edição: 1ª
Editora: EDUCS
Idioma: Português
Páginas: 220
Papel: Ofício