Obra que relata a história da família Rosito desde a sua origem, na longínqua Itália, até os dias atuais e que teve como propósito o resgate deste conhecimento e a preservação para as novas gerações. O autor desvenda a vida deles desde a origem, os motivos da emigração dos primeiros que vieram à vinda dos que os seguiram, sua coragem, suas esperanças, a dor das despedidas, a alegria dos reencontros. Ele soube descrever cada um destes antepassados, fazendo com que o leitor consiga entrar na intimidade deste grupo familiar e visualize o seu perfil.
Soube ressaltar também as qualidades de sua gente, as atitudes comuns a todos, a dedicação ao trabalho, à busca de competência, a alegria de seus encontros ruidosos, a música, as refeições compartilhadas e outros. O que fica mais evidente neste contexto é a união, o afeto, o costume de conviver intensamente, de participar de todos os acontecimentos familiares. O livro vai além, pois traz lembranças da infância e adolescência do autor, faz o retrato de uma época, com descrições pitorescas de uma vida que as novas gerações certamente não conhecem. Mostrando a cidade de Porto Alegre, a praia, a serra, a liberdade vivida pelas crianças que podiam observar o mundo sem medo, de fazer as brincadeiras e travessuras ingênuas, bem diferentes da vida atual.
Como uma árvore que é alimentada por suas raízes, resultando em frutos doces ou amargos, fortes ou mirrados, uma família também se alimenta de sua raiz, a história de seus antepassados, os valores, os exemplos transmitidos pelo caráter e atitudes daqueles que vieram antes.
Ano: 2008
Edição: 1ª
Editora: EST Edições
Idioma: Português
Páginas: 188
Papel: Ofício