A Revolução Federalista teve notória atuação na região de colonização alemã. Para fugir à devastações e arbitrariedades, o atual município de Santa Clara do Sul, então uma pacata Picada de Lajeado, formada duas décadas antes, acertou dar apoio material ao governo legalista em troca de proteção oficial. Com essa medida logrou afastar de si os piquetes federalistas e de ervateiros serranos, um terceiro grupo que atuou no Vale do Taquari, que se abastecia pelas colônias.
A medida surtiu efeito até maio de 1895, quando uma carta ameaçava exterminar a comunidade. Coesos, os moradores de Santa Clara se uniram sob a liderança do morador José Diehl, adquiriram armas modernas, treinaram, montaram guarda à Picada e se prepararam moral e fisicamente para a reação. O confronto assumiu características peculiares e a reação dos moradores foi apontada como heroica. O médico Theodor Firmbach, radicado em Estrela e convocado pelo Intendente de Lajeado para atender os feridos no combate decisivo de 28 de Maio de 1895, impressionado com a reação corajosa dos moradores, documentou o acontecimento.
Seu relato soma-se ao de outros memorialistas que documentaram sobre a Revolução Federalista na Colônia Alemã, afetada em seu labor cotidiano. Editado em 1896, recebe agora a tradução de Hilda Flores, colocando ao alcance do leitor mais esta fonte primária para o estudo da Revolução que na década de 1890 ensanguentou o solo riograndense.
Ano: 1995
Edição: 1ª
Editora: Nova Dimensão
Idioma: Português
Páginas: 60
Papel: Ofício