O ciclo de encontros da Associação Psicanalítica de Porto Alegre teve como iniciativa o objetivo de estimular uma reflexão crítica a respeito das transformações por que passa a sociedade contemporânea e dos efeitos nos sujeitos que dela participam. Foi debatido o avanço de uma suposta cultura do espetáculo sobre diversos campos e ou fenômenos sociais: religião, política, sofrimento, corpo e sexo. A proposta conjunta partiu da consideração de que, na sociedade contemporânea, as tradições e os grandes ideais políticos deixaram de ser os princípios fundamentais que orientam nossas relações sociais.
O passado e o futuro perderam espaço para a busca de satisfações imediatas e alívio instantâneo de qualquer mal estar. Mesmo as novas formas de religiosidade, que têm se multiplicado com grande vigor, parecem estar mais voltadas para a conquista de uma felicidade terrena do que para a garantia de um paraíso celeste. O propósito foi enfatizar que, em uma sociedade pós-moderna, há espaço para todos os estilos de vida e visões de mundo.
Frente ao sentimento nostálgico que lamenta o desaparecimento de um mundo em que certezas e uniformidade garantiam uma certa segurança, apresenta-se outro mundo, plural e dinâmico, que, oferecendo múltiplas possibilidades de existência, desafia nossa capacidade de análise e nos convoca a criar novas formas de interação e propostas de trabalho. Esta diversidade de pensamentos e práticas encontra-se bem representada nos textos que compõem este livro.
Ano: 2002
Edição: 1ª
Editoras: Corag, Associação Psicanalítica e Casa de Cultura Mário Quintana
Idioma: Português
Páginas: 200
Papel: Ofício