Nesta obra o leitor tem a oportunidade de conhecer a trajetória da autora como educadora sensível, estudiosa, pesquisadora e hoje, profissional em Psicopedagogia clínica. Acompanhar essa trajetória, apresentada de forma clara e compreensível, vai nos enriquecendo a cada capítulo. Desde o título do livro, a autora propõe um fio condutor que investiga o desenvolvimento e as modificações da língua escrita a partir de suas origens.
Faz um recorte do contexto educacional brasileiro, referindo-se aos caminhos e às veredas que o ensino da língua escrita palmilhou nos últimos tempos. As colocações referentes as dificuldades na leitura e escrita, desmitificam a crença de que sempre há um “culpado” pelo desempenho do mau leitor. De forma cuidadosa e séria, enfocam o problema da dislexia do desenvolvimento, trazendo excelentes contribuições para avaliação, diagnóstico e tratamento deste distúrbio de aprendizagem.
O mérito desta obra não está em trazer soluções e afirmações conclusivas, mas em fundamentar a discussão em torno de um paradigma de ensino que atende para as especificidades do aprender de cada indivíduo. Trata-se de importante obra para todos profissionais e interessados que lidam com pessoas cujo comportamento e desempenho são marcados por dificuldades na aprendizagem.