É uma publicação que se destina a administradores, apresentando um apanhado evolutivo das teorias gerais da organização, classificando-as em cinco grandes momentos: teoria clássica, movimento de relações humanas, Movimento de ciências comportamentais, Movimento estruturalista e Movimento quantitativo e sistêmico. Menciona alguns autores cuja significativa contribuição teórica reitera características marcantes do movimento em que se enquadram – Taylor, Fayol, Mayo, Follet, Mc Gregor, Argyris, Etzioni, Weber, Katz e Kahn, dentre outros.
Na obra, o conteúdo teorias da organização apresenta-se em forma de módulos instrucionais. A partir de objetivos são propostas atividades de ensino para que o leitor manuseie as informações indicadas e as assimile. Acompanha cada atividade de ensino uma ficha de autocorreção para que o próprio leitor verifique autonomamente sua aprendizagem. É um material aplicável na formação, treinamento, especialização, aperfeiçoamento de administradores de organizações de naturezas várias, embora tenha endereçamento mais direto a administradores escolares.
Sua praticidade e adequação se verifica em cursos universitários de nível graduação e pós graduação. Seu uso em sala de aula individualiza o ensino, facilitando o trabalho do professor, liberando-o para atividades de atendimento e orientação dos alunos.